52. Indicador de Intermediador ou Marketplace

Conforme publicação da Nota Técnica 2020.006 no Portal da Nota Fiscal Eletrônica deverá ser apresentado no XML da NF-e (modelo 55) e NFC-e (modelo 65)  informações do novo  Grupo YB. Informações do Intermediador da Transação.

De de acordo com a mesma considera-se intermediador/marketplace os prestadores de serviços e de negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas, realizadas por pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física – CPF, ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS, ou  site/plataforma própria as vendas que não foram intermediadas (por marketplace), como venda em site próprio, teleatendimento . Quando operação/venda for  intermediada a TAG “indIntermed” deve ser informada indicando o site/marketplace ou plataforma de terceiros

Exemplo  de NF-e com Intermediador 

No B1Tax foi incluso um campo de usuário “Indic. de interm./marketplace”  para geração da  TAG “indIntermed” de acordo com  o  layout do XML ele poderá  receber os  seguintes valores :

  • 0=Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)
  • 1=Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediários/marketplace)

No exemplo a seguir alimentamos o campo com  a informação  (1) Em site ou plataforma terc:

Se o campo “Indic. de interm./marketplace” possuir valor igual a “(1) Em site ou plataforma terc”, então obrigatoriamente será necessário informar o intermediador da transação.

Na guia “B1Tax – NFe BR” no campo “Presença comprador” selecione a opção informando o  indicativo da operação com intermediador/marketplace. Essa informação será levada para a TAG  indPres, indique uma das opções:

• 2=Operação não presencial, pela Internet;
• 3=Operação não presencial, Teleatendimento;
• 4=NFC-e em operação com entrega a domicílio;
9=Operação não presencial, outros.

As informações do intermediador  serão levadas para o XML conforme Cadastro do parceiro de negócios, atrelado ao documento fiscal,  lembrando que esse cadastro deverá conter as seguintes informações “Nome do parceiro de negócios, Pessoa de contato e CNPJ”.

Atenção: Se houver diversas pessoas de contato, identificadas no cadastro do parceiro de negócios, o B1Tax levará apenas o contato “Definido como Padrão”.

No documento de marketing, guia Logística informe os campos “Nome do canal PN” e “Contato Canal PN” conforme cadastro de PN do intermediador/marketplace:

Ao visualizar o XML confira as tags <indPres><indIntermed> analise também as informações do novo grupo <infIntermed> que será  gerado com o CNPJ e a descrição do intermediador.

Exemplo  de NF-e sem Intermediador

Na nota fiscal preencha o campo de usuário “Indic. de interm./marketplace”  para geração da  TAG “indIntermed” de acordo com  o  layout do XML ele poderá  receber os  seguintes valor :

    • 0=Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)
    • 1=Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediários/marketplace)

No exemplo a seguir  (NF-e sem Intermediador) alimentamos o campo com  a informação  (0) sem intermediador:

Na guia “B1Tax – NFe BR” no campo “Presença comprador” selecione a opção informando o  indicativo da operação com intermediador/marketplace. Essa informação será levada para a TAG  indPres, indique uma das opções:

• 0=Não se aplica
• 1=Operação presencial
• 5=Operação presencial, fora do estabelecimento
Ao visualizar o XML confira as tags <indPres><indIntermed>

Voltar ao Índice