04. Seleções de Títulos Cobrança

04.1 Para fazer a seleção dos títulos que serão enviados ao banco, acesse:  Integração Bancária → Títulos a receber → Seleção de títulos.

04.2 Para selecionar os títulos a receber que serão enviados ao banco, primeiro selecione a carteira devidamente cadastrada, e após isso escolha o tipo de documento, como padrão é inserido DM (duplicata mercantil).

É possível filtrar a pesquisa por Notas Fiscais, Data de Vencimento, Data de Lançamento, Cliente, ou Forma de Pagamento além de selecionar Centros de custos.

04.3 Feito isso, clique em ‘Selecionar’.

04.4 Após isto, deve-se selecionar um ou mais títulos, sendo que é possível Marcar ou Desmarcar todos de uma só vez.

Nota: Também é possível customizar se os títulos de um determinado cliente irão aparecer ou não na tela de seleção de títulos. Para isso contém um campo chamado ‘Participa do CNAB’ na tela de cadastro de Parceiro de Negócios do SAP Business One:

04.5 A opção ‘Utilizar imposto retido?’, serve para quando deseja gerar títulos com os valores de impostos que serão retidos pós-pagamento. Ao selecionar essa opção, títulos que tem valor superior a R$ 215,05 serão submetidos aos cálculos, e em seguida os valores serão demonstrados. Caso o título possua valor inferior a R$ 215,05 o Integração Bancária considera o valor original do título.

Importante: Na tela de seleção de títulos contém as colunas Valor com Imposto Retido e Valor sem Imposto Retido, com isso para geração dos títulos selecionados, os seus respectivos valores respeitará o flag ‘Utilizar imposto retido?’:

4.5.1 Imposto retido na fonte 

Coluna na tela de configuração de imposto retido na fonte para definir os valores do imposto retido:


Para acessar esta tela: Menu principal > Administração > Definição > Finanças > Imposto > Imposto retido na fonte (Na coluna “Tipo” clicar em “Definir novo”)

Nota: Por motivos de compatibilidade com versões anteriores do SAP não foi utilizado o campo padrão do SAP.

Importante: Para que o add-on utilize esta nova configuração e não o valor fixo de R$215,00 deverá ser alterado um parâmetro na tela de configurações gerais (Por padrão esta opção vem desmarcada):

Para acessar esta tela: Menu principal > Integração Bancária > Configurações > Configurações gerais

04.6 É possível também calcular o valor total dos títulos que serão gerados clicando em ‘Calcular’.

04.7 Após essas operações, clique em “Gerar Títulos”. 

04.8 Coluna  “Valor Desconto” e “% Desconto”:

A coluna irá vir preenchida já com o valor de desconto configurado e também o percentual aplicado, referente ao item 03.5 Aba Contabilidade (Valor desconto/% Desconto). Caso seja preciso alterar o valor de algum título o mesmo pode ser feito nesta coluna.

Importante: Se a opção “Habilitar desconto” (também da aba contabilidade) no cadastro da Carteira estiver desmarcado, essas duas colunas estarão desabilitadas.

Existe também a possibilidade de aplicar um desconto específico para um cliente. Para isso basta preencher o percentual de desconto no campo de usuário do PN, conforme abaixo:

Após o título gerado o valor do desconto aplicado pode ser visualizado na tela do título:

Inclusão de mensagem referente ao desconto na impressão do boleto:

04.9 Coluna  “N° Nota fical” e “% Parcela”:

Quando informado os dados no campo “Nota Fiscal/Parcela” do Campo de Usuário do Lançamento Contábil Manual, obedecendo o formato do mesmo, esta informação será exibida na tela de seleção de titulo, conforme segue:

Caso não seja informado nada neste campo, será utilizado o valor do campo Ref.1.